Road trip: dicas preciosas para essa incrível aventura5 min read

Vontade de fazer uma road trip? Selecionamos algumas dicas para te ajudar nessa aventura!

 

Colocar o pé na estrada é o sonho de qualquer amante de viagens, e uma alternativa para isso é a famosa Road Trip. Esse tipo de viagem não acontece apenas na gringa e pode ser bem aproveitada em terras brasileiras.

Viajar de carro geralmente é cansativo, mas é uma experiência inesquecível e com certas precauções a viagem acontecerá sem problemas.

Veja dicas preciosas que te ajudarão em sua road trip:

 

1. Destino e roteiro – Road Trip 

Antes de mais nada: decida qual será o destino e defina um roteiro para a viagem!

Ainda que colocar a mochila nas costas para desbravar o mundo seja uma ideia magnífica, é importante conhecer o lugar para onde deseja ir. Pesquise bastante, principalmente acomodações, restaurantes e opções de lazer. Lembre-se, por exemplo, de reservar hotel com antecedência para não acabar ficando sem um lugar fixo na road trip.

Dependendo do destino, como trilhas e campings, você pode levar equipamentos para acampar, mas mesmo assim, precisa ter certa cautela com relação à sua segurança e de seus amigos.

 

road trip – gps ligado
Foto: Shutterstock

 

2. Gastos – Road Trip 

Saiba quanto você tem e pode gastar, pois ficar sem dindim irá prejudicar tudo. Você precisa pensar em uma viagem que seu orçamento irá cobrir, sem gastar mais do que o estipulado. Além disso, poderá surgir gastos inesperados, como assistência médica ou reparo no carro.

O ideal é levar uma boa quantia, sempre com dinheiro e cartões de crédito na reserva.

Leia também: 7 dicas para juntar grana e viajar

O bacana é segmentar os gastos. Por exemplo, definir o quanto deseja gastar com hospedagem, alimentação e lembrancinhas, colocando tudo na ponta do lápis.

Saiba que viagens não são como comer um pãozinho na chapa com um pingado de manhã e que você precisa pensar no depois que retornar delas. As contas domésticas não irão esperar e muito menos sumir, então nada de sair gastando adoidado!

 

road trip – gps ligado
Foto: Istock

 

3. Transporte – Road Trip 

Nunca é tarde demais para verificar cada detalhe do carro antes de cair na estrada. Equipamentos de segurança, documentação e habilitação do motorista, itens de primeiros socorros, estepe… Imagine se o pneu fura e você não tem macaco para arrumar? Leve o carro a um mecânico de confiança para não ficar na mão.

Outro detalhe importante é utilizar aplicativos de localização, mas não se esqueça do tradicional mapa da região, ou se necessitar, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Caso sua road trip não aconteça no Brasil, você precisará de uma permissão internacional para dirigir em outro país. Por meio da Convenção de Viena isso é possível em algumas regiões, e para conseguir essa documentação, consulte o Detran do seu estado.

road trip – gps ligado
Foto: Istock

 

4. Bagagem – Road Trip 

Geralmente quem pretende fazer uma road trip quer explorar o local.

Agora, imagine você e seus amigos parando em um lugar incrível para fotografar e conhecer, mas dentro da sua mochila tem itens que são extremamente importantes e você não quer deixar dentro do carro ou no hotel. Andar bastaste e fazer trilhas com aquele peso nas costas gera desconforto e dores, não sendo uma opção.

Por isso, antes de tudo, veja o que é realmente necessário levar. Por exemplo, se você sabe que vai para um lugar que faz muito calor, então evite levar muitas roupas de frio que são mais pesadas. Outra coisa importante é que não há necessidade de levar todos seus documentos, como título de eleitor, que dificilmente será utilizado.

Quanto menos você levar, menos você vai ter com que se preocupar. Leve apenas o essencial ou deixe sua mochila em locais seguros. Outra opção é carregar uma mala menor para as aventuras.

SPOLIER DO BEM!

Pode ficar tranquil@ que faremos um post sobre como arrumar sua mala para viagens! 🙂

road trip – gps ligado
Foto: Istock

 

5. Alimentação – Road Trip 

Imagine ficar com fome até o final do trajeto de carro? Totalmente fora de cogitação, não é mesmo? Então faça o seguinte: leve aqueles lanchinhos quebra-galho que não pesam no estômago para que não precise fazer muitas paradas no caminho (se é que você me entende).

Não esqueça, também, de levar sempre garrafinhas d’água para ajudar a se hidratar durante a viagem.

Lembre-se de não comer demais. Sei que isso é inevitável, mas há alguns alimentos que podem ser perigosos e causar intoxicações ou problemas até mais graves.

road trip – gps ligado
Foto: Pexels

 

Quem vai?

Tudo planejado? Então bora chamar seus melhores amigos para a road trip!

Vá com pessoas bacanas que você sabe que não terão preguiça de fazer coisas radicais e não terão vontade de desistir da viagem no meio do caminho.

Outra dica: é sempre bom duas ou mais pessoas que saibam dirigir, para revezar durante o trajeto. Mas, se você é daqueles que preferem viajar sozinho, não tem nenhum problema, conheça 8 dicas que podem te ajudar.

road trip – gps ligado
Foto: Shutterstock

 

Gostou? Deixe nos comentários sugestões e dicas caso você tenha feito uma road trip!

 


Quer receber as nossas dicas?

Bora colocar os dados aqui embaixo. 😉

 

Juliana Oliveira
Pode me chamar de Joleana. :)
Jovem padawan com 24 anos de pura "nerdice". Publicitária e designer apaixonada por filmes, séries, fotografia, música e gatíneos.
Juliana Oliveira on BehanceJuliana Oliveira on InstagramJuliana Oliveira on LinkedinJuliana Oliveira on PinterestJuliana Oliveira on Twitter