FILE 2018 – The Body Is The Message, o maior festival de arte e tecnologia do Brasil

FILE-2018

O FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, acontece em São Paulo desde 2000 e é considerado o maior festival de arte e tecnologia do Brasil.

 

Em 2018 a temática do FILE aborda a relação entre o corpo, a tecnologia e a arte, com o nome “The Body is The Message” (O Corpo é a Mensagem), o festival proporciona aos visitantes experiências imersivas através de VR (Realidade Virtual) que instiga o corpo a conviver com duas realidades simultaneamente: a física e a virtual. Além de instalações que em sua maioria são interativas e fazem com que os batimentos cardíacos, ondas cerebrais e a respiração de quem visita seja parte das obras expostas!

Agora é a hora que você me pergunta: Mas como assim fazer parte da exposição? Calma, eu explico! Um exemplo disso é a instalação “You are the Ocean”, na qual você faz uso das ondas cerebrais para controlar um oceano, isso mesmo! Quanto mais concentrado você fica, mais reações você consegue provocar no mar, no céu e causar até mesmo uma tempestade, é incrível e nada fácil também.

You are the Ocean from Ozge Samanci.

Outra obra interessantíssima você encontra ao entrar no festival, a princípio parece tudo meio esquisito e até mesmo medonho. Chamada de “Arabesque” tem mãos, braços e pernas ligados a um monte de fios e de repente tudo começa a se movimentar ao som de música clássica, é um verdadeiro show!

FILE-2018
“Arabesque” de Peter William Holden. Foto Divulgação

Outras instalações  como “Habitat”, trazem a visão da convivência em sociedade, especificamente, como a ação individual se propaga para afetar todos os membros de uma comunidade, enquanto esse estado da comunidade condiciona as ações dos membros individuais.

FILE-2018
“Habitat” de Josefin Lindebrink. Foto Divulgação

Já pensou em passar por uma experiência de “quase morte”? Na instalação “Outrospectre”, você pode experimentar como seria sentir sua alma saindo do seu corpo, sem precisar morrer de verdade (risos).

 

Na “Automato.farm”, você pode se colocar no lugar de um ventilador, um plug de tomada ou um daqueles robozinhos aspiradores de pó, dá pra imaginar como seria se colocar no lugar desses objetos? No FILE você pode!

FILE-2018
“Automato.Farm” de Objective Realities. Foto Divulgação

Essas são apenas algumas das instalações que você encontra no festival, todas elas valem muito a pena a visita. Além de conhecer mais sobre a tecnologia, corpo humano e arte, você ainda passa por experiências incríveis.

Se você for a exposição, conta pra gente o que mais gostou aqui nos comentários 😉


FILE 2018 – The Body Is The Message

Endereço: Av. Paulista, 1.313 – Prédio da Fiesp em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Horários:
De 4 de julho a 12 de agosto
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: www.file.org.br


Quer receber as nossas dicas?

Bora colocar os dados aqui embaixo. 😉