Vai se hospedar em um hostel pela 1° vez? Confira 7 dicas para não passar sufoco!

Planeje sua estadia em hostel com nossas dicas!

Quando vem a hora da viagem e a opção mais viável no momento é um hostel, o que vem à sua cabeça? Muitos acham (ainda) que esse tipo de acomodação não é seguro, confortável ou limpo. Pois é, muita coisa mudou, jovem! 🙂

Para quem já se hospedou em um hostel sabe que tomando algumas precauções é possível ter uma boa estadia. Além de ser um ambiente onde você pode conhecer diversas pessoas, hostel é uma opção mais barata para o bolso e também possui uma infraestrutura que pode te surpreender.

Pensando nisso separamos algumas dicas importantíssimas na hora de escolher seu hostel! ✌

Hostel Cocomama - GPS Ligado: Hostel

Hostel Cocomama, Amsterdam. | Foto: Budget Traveller

 

1 – Hostel que combine com seu estilo

Há diversas opções de hostel. Por exemplo, se você deseja conhecer bastante pessoas, hospede-se em hostels que possuem áreas mais badaladas, como bar e piscina. Ou se você prioriza sua privacidade também há opções de acomodações com quartos privativos. Enfim, tudo irá depender do seu gosto e objetivo!

Veja suas prioridades: o preço é melhor? A localização é boa? E por aí vai. Veja também se o hostel oferece alguns serviços, como acesso à internet, armários ou café da manhã. Leve tudo em consideração, afinal, você irá desfrutar de boa parte do que o hostel oferece.

Outra coisa: veja a avaliação do hostel na internet. Use as suas habilidades de stalker para saber o que andam falando sobre o lugar, se há limitações de horário, condições das acomodações… enfim, leve qualquer comentário em conta!

GPS Ligado: Hostel

 Wombats City Hostel, Áustria. | Foto: Be We Em

2 – Sua mãe não vai estar lá para abrir a porta!

Opa, é isso mesmo! Por mais que o hostel te dê certa liberdade, tudo tem um horário. Então se você é daqueles que desejam virar a noite e ficar até mais tarde pela cidade, verifique o horário de funcionamento do hostel. Alguns não possuem recepção 24 horas, como em hotel, ok? É bom ficar atento para não acabar dormindo na rua.

Também é importante lembrar que cada hostel tem seu horário, por exemplo, para o servir o café da manhã. Esteja preparado para isso! Não se esqueça também que há outras pessoas convivendo com você. Então, evite ao máximo fazer barulhos tarde da noite, ou chegar acordando todo mundo.

Boa convivência, não se esqueça!

Hostel Generator. GPS Ligado: Hostel

 Hostel Generator, Veneza | Foto: Andar Andar

3 – Segurança em primeiro lugar!

Como possivelmente é a primeira que você está indo se hospedar em um hostel, essa deve ser sua principal preocupação. Apesar de ser mais jovem e descontraído, é bom tomar alguns cuidados simples que podem te livrar de muitos perrengues.

Caso você seja mulher e não se sinta segura em ficar em quanto compartilhado com homens, procure hostels que oferecem quartos femininos. É uma boa opção para quem deseja ficar mais tranquila nesse quesito.

Também fique atento com os seus pertences para evitar furtos e roubos.

Ah, outra coisa: é bom fazer um roteiro de lugares que você deseja visitar pela cidade. Tente ir sempre acompanhado ou avise alguém para onde você está indo.

 

GPS Ligado: Hostel

Foto: PADMAGZ

4 – Um olho no peixe, outro no gato e na sua mala!

Imagine o desespero ao notar que algo de valor sumiu no meio da viagem? Sabemos que em todos os lugares há pessoas de vários tipos, inclusive aquelas que tem a mão “mais leve”. Nota: não é muito comum esse tipo de ocorrências em hostels, mas tomar cuidado nunca é de mais.

Portanto, não descuide de nenhum objeto pessoal. Na hora de escolher o hostel, verifique se há armários para guardar seus pertences. Lembre-se também de levar cadeados e não perca as chaves (risos). Deixe perto da cama sua mochila ou mala e não deixe seus objetos espalhados, e sempre guarde itens importantes como dinheiro e notebooks.

GPS Ligado: Hostel

 Foto: BeHotels

5 – Não usarás toalha alheia.

Sabe aquela última checagem de mala antes de sair de casa? Pois bem! Não esqueça dela.

Muitos hostels oferecem toalhas e roupas de camas, mas você não pode ficar contando com a sorte. Pesquise antes de ir se é disponibilizado esses itens e caso isso não aconteça, não esqueça de levá-los. Outra coisa importante é sempre levar uma sacolinha para colocar as roupas sujas, chinelos e itens de higiene, como sabonetes e pasta de dente.

Caso fique em quarto compartilhado, você também pode optar por levar uma máscara de dormir ou algo que tampe seus belos olhos durante a noite.

Hostel Solar63 | GPS Ligado: Hostel

Hostel Solar63, Porto Alegre | Foto: Trivago

6 – Aproveite que é de graça!

Muitos hostels costumam oferecer algumas atividades nas áreas comuns para animar o ambiente, como happy hours e karaokês. Esse é um ótimo momento para conhecer os hóspedes e os serviços que o hostel oferece.

A essência de se hospedar em um hostel é essa: conhecer novas pessoas. Na sala, na cozinha, na piscina, não importa aonde você vai, terá pessoas. O bacana é estar sempre disposto a bater um papo e interagir.

Outra coisa bacana são os funcionários que costumam ser solícitos e simpáticos com todos. Muitos deles estão ali trabalhando para ficar na acomodação, sabia? Então quem está te atendendo também pode ser seu colega de quarto.

Aproveite cada momento para trocar experiências de viagens e de vida! 😉

Che Lagarto Hostel Búzios | GPS Ligado: Hostel

Che Lagarto Hostel Búzios | Foto: Booking

7 – Respeito hoje e sempre.

Como hostel é um lugar com áreas compartilhadas, mantenha tudo bem organizado e limpo após usar. Lembre-se de que outras pessoas também usarão aquele espaço e, assim como você, esperam que ali esteja nos conformes.

Na cozinha, por exemplo, não deixe aquele prato ou copo sujo, lave sempre sua louça. No quarto, não deixe toalha molhada ou roupas espalhadas.

É imprescindível que você utilize as áreas com responsabilidade e consciência, sabendo dividir e conviver numa boa. Cada hostel possui suas regras então é bom sempre ficar atento para segui-las.

GPS Ligado: Hostel

Foto: Eu ando pelo mundo

 

Vale sim levar hostel como opção de hospedagem! Você vai poder conviver com outras pessoas e ter uma experiência super diferente da viagem. Pesquise sempre, leve o necessário e divirta-se!

Aqui no GPS já tivemos a experiência de ficar no Tetris Hostel! Confira aqui.

Você já se hospedou em um hostel? Compartilhe conosco sua experiência! 🙂


Quer receber as nossas dicas?

Bora colocar os dados aqui embaixo. 😉